Já experiente no mundo do futebol, o técnico Jorginho tem um o preparador físico de confiança: Joelton Urtiga. Eles trabalham juntos há mais de uma década. A dupla começou uma parceria no final de 2005, colheu frutos de bons trabalhos e passaram por grandes clubes do país.
Entre os grandes trabalhos que fizeram, um de destaque foi no Vasco, quando fizeram o Gigante da Colina ficar 34 jogos sem perder, entre Brasileirão Série A, Brasileirão Série B, Campeonato Carioca e Copa do Brasil nos anos de 2015 e 2016.
Hoje, eles estão juntos novamente, agora na Ponte Preta, que disputa a Série B do Brasileirão.
Em entrevista ao Rede Esportes, Urtiga explicou a metodologia de trabalho que tem com o treinador. Para o preparador, é importante, sobretudo, conhecer mais os jogadores:
“Eu já trabalho com o Jorginho desde o fim de 2005. Já o conheço bem. Nos escutamos, temos um bom entrosamento, bom diálogo. Um conhece a linha de trabalho do outro. A gente procura trabalhar o lado emocional dos atletas, ‘entrando’ nos atletas, sentindo o que eles sentem. Procuramos fazer curso para poder ajuda-los porque sabemos que o atleta com a cabeça legal, a tendência é que ele cresça.”
Na Ponte, a dupla chegou no meio da temporada, ainda na disputa do Campeonato Paulista.
Para Urtiga, a chegada durante o estadual não é a ideal, mas que aos poucos foram conhecendo o elenco da Macaca:
“Pegamos um time que não fizemos a pré-temporada. Então fomos conhecendo durante a competição, mas quando pegamos a pré-temporada estabelecemos dentro da linha de jogo a característica dos atletas. “
Confira outros trechos da entrevista:
Vantagens de trabalhar com Jorginho
Facilita colocar minhas ideias porque, como nos counhecemos, facilita. Temos um bom entrosamento. É claro que a palavra final é dele e eu tento ajudar sempre no possível. Facilita o entrosamento. Nunca tive problema no clube, mas facilita com o Jorginho que trabalhamos times grandes.
Importância da preparação física
No meu ponto de vista, é você saber monitorar os atletas nos treinos. Você vê carga, volume, intensidade. Tendo um plantel adequado, de acordo com a necessidade do treinador, fazer um rodízio de atletas. O jogador pegando uma sequência, muitas vezes três vezes em uma semana, é muito desgastante. Um rodízio é muito importante.
Inter-temporada pela Copa América
A parada para a Copa América é de importância grande até porque tem atletas que saíram da Ponte e outros que chegaram. Da pra lapidar, melhorar a força, potência, coisas que precisam melhorar. Ao mesmo tempo conhecer os atletas que chegaram recente. Esse período vai nos dar uma experiência melhor. Fazer jogos-treino, conhece-los melhor.